O número de proprietários de residências instalando painéis solares continua aumentando, com taxas de adoção atingindo um recorde em 2021. De fato, a instalação de painéis solares aumentou 43% ano a ano, atingindo 19,2 gigawatts de capacidade. De acordo com um relatório da Associação das Indústrias de Energia Solar, a adoção de energia solar deve aumentar 17% entre 2021 e 2025.

No entanto, decidir se um sistema de energia solar doméstico é adequado para você não é fácil.

Coisas a considerar antes de instalar painéis solares em sua casa

Seu telhado recebe bastante sol?

A primeira coisa que você deve fazer é olhar para o telhado para ter certeza de que a luz do sol está atingindo-o e certifique-se de que nenhuma árvore ou casa esteja projetando uma sombra e bloqueando o sol. Alguns sites e sistemas fazem este trabalho também.

Você também precisa determinar para qual direção seu telhado está voltado; um telhado voltado para o norte é melhor. Também é acrescentado que você também pode usar a energia solar em um telhado voltado para o leste ou oeste, desde que o campo não seja muito íngreme. “Não recomendamos o uso de um telhado voltado para o sul porque não há muito sol lá”, diz ela.

Depois de determinar se um sistema de energia solar residencial é adequado para sua casa, você pode se aprofundar nas questões mais difíceis de comprar ou arrendar, quais incentivos fiscais estão disponíveis em seu estado e como encontrar uma empresa para fornecer e instalar painéis.

Quanto você poderia economizar com incentivos fiscais de painéis solares?

Há um equívoco de que a energia solar custa muito dinheiro. Cerca de 98% de seus clientes instalam um sistema de energia solar em casa sem um investimento significativo, economizando em suas contas de serviços públicos todos os meses.

A maioria dos estados oferece incentivos fiscais adicionais. Geralmente os proprietários recebem um crédito fiscal adicional de R$5.000 ou 25% de desconto em suas despesas totais com energia solar (o que for maior) e um desconto de serviços públicos. Use este banco de dados de incentivos fiscais estaduais para descobrir quais créditos fiscais seu estado oferece para sistemas de energia solar domésticos. Combina créditos fiscais federais e estaduais e economias de contas de serviços públicos mais baixas, e a maioria dos proprietários descobre que seus painéis solares acabam se pagando. No entanto, a rapidez com que o sistema se paga depende de vários fatores, incluindo o consumo de energia doméstica, o tamanho do sistema, a quantidade de energia que ele gera e a proporção de cobertura de nuvens para luz solar em sua região.
Além disso, o custo dos painéis solares caiu significativamente nos últimos anos – diminuindo quase 20% nos últimos 5 anos – tornando-se agora um momento nobre para a adoção da energia solar.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *